Poupaqui

Poupaqui

CHURRASQUEIRAS AMORIM

CHURRASQUEIRAS AMORIM

PEDRO ROCHA ENGENHARIA

PEDRO ROCHA ENGENHARIA
CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA MEU TRABALHO

CALÇADOS GISELE BOTELHO

CALÇADOS GISELE BOTELHO

BIG MART GUARARAPES

BIG MART GUARARAPES

Advocacia Luis Carlos Galhardo

Advocacia Luis Carlos Galhardo

Laboratório Mastellini

Laboratório Mastellini

ADVOCACIA

ADVOCACIA

VILLA GRILL II, CARDÁPIO

DROGARIA BARAK

DROGARIA BARAK

CIDINHA LANCHES, DISQUE ENTREGAS

CIDINHA LANCHES, DISQUE ENTREGAS

Município inicia campanha de coleta de pilhas e baterias






Todos nós temos uma gaveta em casa com pilhas gastas e baterias que não utilizamos mais. Guardadas elas apenas ocupam espaço e não podem ser descartadas de modo incorreto, mas quando são depositadas no lugar certo podem ajudar o meio ambiente.

A prefeitura de Guararapes iniciou uma campanha para incentivar o descarte correto de pilhas e baterias usadas.

Para isso, foram implantados nove pontos de coletas:

- Prefeitura

- UBS Dr. Norman Storto

- UBS Antônio Simões

- UBS Dr. Akira Motomatsu

- Santa Casa

- Farmácia Municipal

- Vigilância Sanitária

- Casa de Saúde

Quando os recipientes estiverem cheios, as pilhas e baterias estarão prontas para serem recolhidas pela empresa GM & C Soluções em Logística Reserva e Reciclagem, que após a coleta os materiais irão passar para a destinação final ambientalmente correta.

O objetivo da campanha é orientar e estimular a população sobre o descarte correto desses tipos de resíduos e adotar uma atitude mais sustentável.

O problema das pilhas e baterias é quando elas são descartadas e passam por deformações na cápsula que as envolvem: amassam, estouram, e deixam vazar o líquido tóxico de seus interiores. Esse líquido se acumula na natureza, ele representa o lixo não biodegradável, ou seja, não é consumido com o passar dos anos. A contaminação envolve o solo e lençóis freáticos prejudicando a agricultura e a hidrografia.

Na composição dessas pilhas são encontrados metais pesados como: cádmio, chumbo, mercúrio, que são extremamente perigosos à saúde humana. Dentre os males provocados pela contaminação com metais pesados está o câncer e mutações genéticas.

Portanto, é importante termos consciência da importância de se reciclar. Somente com medidas ambientalmente corretas poderemos ajudar o nosso planeta.

Processo da reciclagem de pilhas e baterias
No processo de reciclagem das pilhas e baterias o primeiro passo a ser dado é fazer a separação dos materiais existentes nas pilhas. Primeiro, as pilhas e baterias são cortadas para que seja removida a sua cobertura, normalmente feitas de plástico. Depois são lavados para que sejam removidos todos os resíduos químicos e os plásticos são encaminhados para empresas recicladoras. Depois do corte das pilhas, as partes metálicas são enviadas para um processo de trituração. Ao final, o que resta é um pó de pH neutro, que é bem menos nocivo à saúde humana. Durante esse processo o aço também é separado dos demais metais e encaminhado às recicladoras. Após este processo o pó é enviado a um forno e aquecido a 1.300°C. Em seguida, ele ainda passa por um novo processo de moagem para, então, surgirem como sais e óxidos metálicos. Essas substâncias são utilizadas como pigmento que dá cor a tinhas, cerâmica e também a fogos de artifício.

 Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guararapes

Compartilhar no WhatsApp! Compartilhar Google Plus

Autor: Arnaldo

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

CASA DA LIMPEZA

CASA DA LIMPEZA

PASTELMEL

PASTELMEL

PADARIA FORTALEZA

PADARIA FORTALEZA
AGORA TAMBÉM NA V. MEDEIROS