PEDRO ROCHA ENGENHARIA

PEDRO ROCHA ENGENHARIA
CLIQUE NA IMAGEM E CONHEÇA MEU TRABALHO

Poupaqui

Poupaqui

BIG MART GUARARAPES

BIG MART GUARARAPES

Laboratório Mastellini

Laboratório Mastellini

VILLA GRILL II, CARDÁPIO

Advocacia Luis Carlos Galhardo

Advocacia Luis Carlos Galhardo

CALÇADOS GISELE BOTELHO

CALÇADOS GISELE BOTELHO

ADVOCACIA

ADVOCACIA

CHURRASQUEIRAS AMORIM

CHURRASQUEIRAS AMORIM

DROGARIA BARAK

DROGARIA BARAK

CIDINHA LANCHES, DISQUE ENTREGAS

CIDINHA LANCHES, DISQUE ENTREGAS

Guararapes registra o primeiro caso de leishmaniose em humano, em 2019


O Departamento Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Epidemiológica, confirmou o primeiro caso de leishmaniose visceral em humano. O paciente é uma criança de um ano de idade, que está internado na SantaCasa de Araçatuba para realizar o tratamento com a medicação específica, mas passa bem.
O último caso de leishmaniose no município foi um homem de 66 anos em 2017.

O Centro de Controle de Zoonoses irá intensificando a coleta de sangue nos animais nos bairros onde houve registro da doença e orientando a população sobre a leishmaniose.
Os agentes endemias vão fazer o trabalho de manejo ambiental, ou seja, limpeza dos quintais das casas ao redor do caso, num raio de 200 metros.

A leishmaniose visceral é uma doença infecciosa, causada por um parasito transmitido pelo mosquito conhecido como “mosquito palha”. A doença é transmitida pelo cão. A fêmea do “mosquito palha” se infecta ao picar um cão contaminado com o parasito, e passa a transmiti-lo a outros cães e humanos nas próximas picadas.

Os sintomas em humanos é febre prolongada, emagrecimento, crescimento do baço, fraqueza e em casos graves pode aparecer sangramentos. Em cães, a doença causa emagrecimento, vômitos, fraqueza, queda de pelos, crescimento das unhas, feridas no focinho, orelhas e patas.

Portanto, os moradores precisam:
- manter a casa limpa e o quintal livre dos criadores de insetos. O mosquito pala vive nas proximidades da residência, preferindo os lugares úmidos, escuros e com acúmulo de material orgânico. Ataca nas primeiras horas do dia ou ao entardecer.

- cuide bem da saúde de seu cão. Ele poderá transformar-se num reservatório doméstico do parasita e por meio da picada do mosquito se tornar um vetor da doença.

Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Guararapes

Compartilhar no WhatsApp! Compartilhar Google Plus

Autor: Arnaldo

    Blogger Comment
    Facebook Comment

0 comentários:

PASTELMEL

PASTELMEL

PADARIA FORTALEZA

PADARIA FORTALEZA
AGORA TAMBÉM NA V. MEDEIROS