Semana de Mobilização Contra a dengue tem início nesta segunda-feira; Guararapes já registra 68 casos



Até o dia 16 de fevereiro haverá ações de alerta, combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti na cidade.


Com o objetivo de conscientizar a população em geral sobre a importância das ações de combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, transmissor da doença, o Departamento Municipal de Saúde de Guararapes realizará no período de 11 a 16 de fevereiro, atividades relacionadas à Semana Estadual de Mobilização Social contra a dengue.

Entre as ações, será feita a intensificação em relação ao combate à dengue com trabalho de casa em casa, onde os agentes do PACS e de endemias farão arrastões nas áreas mais críticas do município, entrando nas residências para dar orientações aos moradores e fazendo o recolhimento de recipientes que contém larvas do mosquito.

Com hábitos diurnos, o mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus se alimenta de sangue humano, sobretudo ao amanhecer e ao entardecer. Sua reprodução acontece em água limpa e parada, com o depósito de seus ovos pelas fêmeas em diversos criadouros. Por isso, o controle do mosquito depende do engajamento de toda a população, além  dos setores públicos municipais.

A semana estadual também contará com orientações nas escolas, palestras, distribuições de materiais informativos e, nas Unidades Básicas de Saúde serão montadas banquinhas contendo informações sobre a dengue.

O que já está sendo feito:



A Prefeitura de Guararapes está realizando desde o dia 04 de fevereiro o Mutirão da Dengue.

Os moradores dos bairros retiraram das casas materiais como: móveis velhos, latas, metais, pneus, galhos, restos de construções e objetos que possam reter água, colocaram na rua e os caminhões estão fazendo o recolhimento desses materiais.

Paralelo ao mutirão, a Vigilância Sanitária está realizando a aplicação de inseticida em torno das áreas onde há casos positivos de dengue. Por conta do número de recusas por parte dos moradores em não deixar os agentes realizarem o bloqueio, a Prefeitura precisou tomar medidas extremas.

Dados atualizados da VISA mostram que de janeiro até agora 159 residências não permitiram o trabalho de nebulização.

Guararapes já registra 68 casos confirmados de dengue.

A recomendação da Vigilância Epidemiológica é para que as pessoas que estejam com suspeita de dengue procurem, imediatamente, as Unidades Básicas de Saúde para evitar complicações da doença

Assessoria de comunicação da Prefeitura de Guararapes



Compartilhar Google Plus

Autor Guararapes Sorriso News

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial