Óptica Ocular

Óptica Ocular
óptica ocular

DELY PADARIA E RESTAURANTE

DELY PADARIA E RESTAURANTE
ESTABELECIMENTO ACLIMATIZADO

CURTA A NOSSA FAN PAGE

ADVOCACIA

ADVOCACIA

Campanha de combate à tuberculose começa na próxima segunda-feira em Guararapes


                Ação tem como objetivo orientar sobre sintomas e prevenir casos.

No período de 6 a 20 de novembro, o Departamento Municipal de Saúde de Guararapes estará realizando a Campanha de Combate à Tuberculose, que tem como objetivo orientar a população sobre os sintomas e detectar casos da doença na cidade.  Neste ano de 2017, cinco casos da doença foram confirmados. Mesmo com um número baixo é importante intensificar a busca ativa de casos.

Durante a campanha a população poderá procurar as Unidades Básicas de Saúde, para serem orientados e fazer a coleta do exame para detectar a tuberculose. Após a realização do exame, se confirmado, existe um programa de controle da tuberculose no município, coordenado pela Vigilância Epidemiológica, onde é garantido todo o tratamento e acompanhamento do paciente até a cura. Inclusive, a saúde possui um médico referência em casos de tuberculose e que atua junto com a equipe de VE.

Nesta semana, ocorreu um treinamento, na sala de reuniões do Centro de Saúde, para capacitar os profissionais da área da saúde. Participaram quatro enfermeiras e 27 agentes comunitários e agentes de vetores. Os agentes também vão percorrer as residências podendo solicitar o exame e orientando os moradores.

A tuberculose é uma doença transmissível causada por uma bactéria que afeta principalmente os pulmões, mas também pode ocorrer em outros órgãos e sistemas do corpo, como ossos, rins e meninges (membranas que envolvem o cérebro). Os sinais e sintomas mais freqüentes são: tosse, febre vespertina, sudorese noturna, emagrecimento e cansaço/fadiga. Os casos graves apresentam dificuldade na respiração; eliminação de grande quantidade de sangue, colapso do pulmão e acúmulo de pus na pleura (membrana que reveste o pulmão) - se houver comprometimento dessa membrana, pode ocorrer dor torácica.
A doença tem cura em 100% dos casos, desde que tratada em tempo. O tratamento tem duração de seis meses, os medicamentos devem ser tomados diariamente e é fundamental que não seja interrompido. Depois de algum tempo do tratamento correto, não há mais risco de transmissão.



Assessoria de comunicação da Prefeitura de Guararapes
Compartilhar Google Plus

Autor Guararapes Sorriso News

    Blogger Comentario
    Facebook Comentario

0 comentários:

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial